Como fazer a manutenção do ar-condicionado?
O ar-condicionado é um eletrodoméstico que facilita muito as nossas vidas, permitindo que a temperatura do nosso lar e do nosso ambiente de trabalho fique confortável em todas as estações. Mas você sabia que a manutenção deste aparelho é imprescindível para o seu bom funcionamento? Então, esse cuidado se torna ainda mais necessário, já que a falta de manutenção pode facilitar a proliferação de doenças respiratórias!
Foi pensando nisso que nós, da Artelin, resolvemos reunir algumas dicas importantes para ajudar você a fazer a manutenção do seu ar-condicionado no inverno. Confira!
Por que fazer a manutenção?
Muitos especialistas recomendam que a manutenção do ar-condicionado seja feita quando chegam as baixas temperaturas, entre o outono e inverno. Isso porque, após um prolongado uso durante o verão, o filtro do ar-condicionado geralmente está bastante sujo e é possível que seja necessária a lubrificação e até mesmo a troca de alguns componentes para prolongar a vida útil do aparelho.
Soma-se a isso a importância de combater as doenças respiratórias, que são mais comuns nessa época do ano. Como o ar-condicionado, além de refrigerar e esquentar o ambiente, também faz a filtragem das sujeiras e bactérias do ar, é necessário garantir que o filtro esteja em perfeitas condições de funcionamento!
Assim, mesmo com os ambientes fechados nos dias mais frios, é possível garantir uma circulação de ar saudável e evitar a proliferação de infecções respiratórias, tosse e até mesmo a incidência de ressecamento e alergias na pele.
Neste período também há uma demanda menor, pois o uso do ar-condicionado tende a ser menos comum, então é possível encontrar esse serviço com preços mais baixos. Mas é importante ressaltar que, se você não faz uso do ar-condicionado no inverno, a manutenção preventiva é ainda mais importante, para garantir que ele estará em plenas condições de uso no próximo verão!
O que se deve fazer na manutenção do ar-condicionado?
A principal recomendação é que você procure um serviço especializado de manutenção de ar-condicionado, pois apenas um profissional saberá identificar o que é preciso ser feito no seu aparelho. Na manutenção preventiva, existem alguns procedimentos que podem ser realizados para aumentar a vida útil do eletrodoméstico e garantir a saúde e bem-estar dos usuários.
Alguns exemplos são:
limpeza dos filtros e sistema de drenagem;
limpeza ou troca de turbinas, canos e serpentinas;
limpeza da unidade externa;
lubrificação dos motores elétricos e dos ventiladores;
entre outros!